2014
América do Sul

Keynote Speaker 2016

08 de junho (quarta-feira) - 9h30 às 10h30 - Sala Gestão

Critical Reliability Knowledge: Preserve or Perish
(Conhecimento da Confiabilidade crítica: preservar ou perecer?)

SINOPSE

Em algumas indústrias, as empresas investem mais em capital baseado no conhecimento do que no capital físico, tais como equipamentos e edifícios. O conhecimento da engenharia da confiabilidade pode ser parte do capital intelectual das empresas, porém, o conhecimento da confiabilidade crítica pode ser perdida a menos que ações efetivas sejam tomadas para capturar, reter, compartilhar e reutilizar esse conhecimento, considerado essencial para o sucesso do negócio. Os desafios para reter o conhecimento podem incluir ênfases inadequadas na administração do conhecimento essencial, rotatividade dos funcionários (incluindo funcionários aposentados), e a falta de percepção de que o conhecimento adquirido possui um valor maior do que o projeto que o gerou.

A NASA/Caltech Jet Propulsion Laboratory (JPL) é o centro mundial mais avançado de exploração robótica do sistema solar. O JPL possui 38 missões, atualmente em operação ou em desenvolvimento, incluindo os três veículos em Marte (“Rovers”) e a Voyager I (que já deixou o sistema solar e está operando no espaço interestelar).

David Oberhettinger, Diretor de Conhecimento (CKO) do JPL, discutirá a engenharia da confiabilidade em ambientes altamente severos. Em particular, ele focará nos desafios de reter os parâmetros essenciais da confiabilidade da empresa – como empresas de alta tecnologia podem identificar o conhecimento como sendo crítico para o seu negócio e tomar ações para assegurar a sua retenção e reutilização. .

David Oberhettinger
Diretor de Conhecimento da NASA/Caltech Jet Propulsion Laboratory (JPL), situada em Pasadena, Califórnia (http://ocko.jpl.nasa.gov). Esse laboratório é o principal centro de projetos de naves espaciais e centro de operações para exploração robótica no espaço profundo. David é responsável por garantir a excelência no desenvolvimento dos projetos, nos testes e na operação de espaçonaves interplanetárias robóticas e de sondas planetárias. Isso inclui o gerenciamento da divisão JPL Engineering Standards Office e do programa de pesquisa JPL Spaceflight Engineering Research Program. Em suas atribuições, também está a presidência do comitê JPL Lessons Learned Committee. Antes de atuar na JPL, ele gerenciou o departamento de engenharia e tecnologia da Spacecraft Engineering Technology Department of Northrop Grumman. Ele atua no Conselho Administrativo da 63º edição do RAMS (Reliability & Maintainability Symposium - http://www.rams.org). Ele também atua na equipe de voo como Director of Aerospace Education (DAE) para os 66 esquadrões do California Wing, USAF Auxiliary e também como piloto/tripulação na USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) para missões beneficentes.